23 outubro, 2008

Casa dos Cubos

O projecto de recuperação da Casa dos Cubos, em Tomar, da autoria do atelier Embaixada Arquitectura, foi um dos 14 premiados no concurso europeu Contract World Award.
A iniciativa da reabilitação, inserida no Programa Polis, permitiu a total recuperação de um edifício que já teve várias funções, desde armazém agrícola a quartel militar, e que se encontrava em avançado estado de degradação, e que neste momento alberga actualmente o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, a Universidade da Terceira Idade e serve também como sede da animação cultural da autarquia.

No que diz respeito ao projecto arquitectónico os projectistas optaram pela demolição total do interior, que se encontrava desajustado programaticamente para os novos intuitos pretendidos, optando pela construção de um novo esqueleto, que servisse e soluciona-se uma ideia particular de projecto. A cor branca, os pigmentos pretos, as esferas reflectoras e a ideia abstracta caracterizam a reabilitação da Casa dos Cubos, além dos vários volumes dispostos interiormente dentro do grande invólucro que é o exterior do edifício.
O Contract World Award é considerado um dos mais prestigiados prémios de arquitectura de interiores da Europa e abrange várias categorias , entre as quais, Escritórios, Edifícios Administrativos, Hóteis, Spas, Restaurantes e Lojas, Showrooms e Stands de Exposições.
Todos os projectos seleccionados vão estar em exposição no
DOMOTEX, o maior congresso anual da arquitectura europeia, que decorrerá na cidade alemã de Hannover, entre os dias 17 e 20 de Janeiro de 2009.
Se visitarem o site do atelier Embaixada Arquitectura poderão ter acesso a um video que nos leva a uma viagem pelo interior da Casa dos Cubos.
.
As imagens são retiradas do Flickr da galeria de fotos de João Pereira de Sousa, e o texto têm como referência artigo do jornal diário Meia Hora.

Sem comentários: