12 outubro, 2008

AIRES MATEUS - Moura

Aquando visita a Moura deparei-me com este edifício, o qual imediatamente identifiquei como sendo da autoria do atelier Aires Mateus, sem dúvida que a linguagem do projecto reflecte o traço destes projectistas que fazem questão em transpor de projecto para projecto um sentido de unidade constante. Apesar de somente ter encontrado uma breve referência ao projecto no site do atelier, daquilo que pude observar in loco, trata-se de um projecto de reabilitação e de uma ampliação que preenche o quarteirão e redefine a Praça Sacadura Cabral, mesmo junto às muralhas do Castelo de Moura.
O projecto define-se em duas zonas, uma comercial e outra habitacional, distribuída de forma independente e periférica em dois pisos, em torno de um pátio central, para onde comunicam as zonas de circulação. A imagem que se cria faz lembrar um claustro, privilegiando a intimidade, e possibilitando assim que as fracções possuam aberturas de ambos os lados dos seus limites.
Uma das principais características deste edifício consiste no modo como a fachada é trabalhada construtivamente, nomeadamente em relação aos vãos e ao modo como foram projectados, tirando partido de ritmos diferentes e exprimindo uma profundidade que realça os vazios no edifício.

Aqui ficam algumas fotos que tirei
:

1 comentário:

verita disse...

Fim de semana ocupado a postar! :) reflexos do tempo lá fora? Já conhecia o projecto de Moura e também do Fontana Park. Obrigado por mostrares a Adega :)