25 fevereiro, 2009

Casa em Maiorca / Álvaro Siza

Este é o projecto de uma casa de Verão localizada em Maiorca, ilha do Mar Mediterrâneo.
O sítio é caracterizado por uma forte pendente até ao mar. O acesso ao terreno é feito a noroeste, na parte mais alta, a cerca de 26 metros acima do nível do mar. Inspirado pelas paisagens rochosas circundantes, o projecto obedece a uma composição volumétrica fragmentada que se estende sobre a encosta até ao mar.
O volume é composto por três grandes blocos, que se subdividem em várias partes menores. Constituídos por dois pisos mais cave, cada volume integra-se na topografia existente através de uma plataforma aos 22 metros. A ligação entre os volumes separados é feita por passagens desniveladas entre si.
O Bloco Este, contém a entrada principal, o quarto principal, o quarto de hóspedes, assim como uma escada. A entrada principal da casa localiza-se no cruzamento da plataforma com o centro do volume, à cota 22,10m.
O Bloco Oeste, funciona como o volume central pela sua configuração, alongando-se horizontalmente de modo a ligar os Blocos Este e Norte a nível do rés-do-chão (cota 18,60m). Este bloco tem três quartos no piso superior (cota 22,10m). Os quartos fecham-se entre si, criando um foco de luz num movimento vertical para o pátio ao nível inferior. Neste bloco também se pode encontrar uma sala de estar adjacente ao pátio. As suas fenestrações estão orientadas para o pátio, negando qualquer contacto visual com o mar.
A proximidade do mar sem que este possa ser visto provoca um ambiente de introspecção na sala de estar. Por contraste, enfatiza as vistas do mar e da terra noutros compartimentos da casa.
O Bloco Norte funciona como “casa do caseiro” e é constituído por dois quartos e uma sala. Apesar da sua simplicidade funcional, este volume desempenha um papel importante enquanto elemento preponderante de toda a configuração dos volumes no sítio.
.
>via noticiasarquitectura.info

Sem comentários: