17 fevereiro, 2009

Atelier Thomas Pucher / Bramberger Architects - Complexo Habitacional

O Atelier Thomas Pucher em colaboração com Bramberger Architects (sediados na Áustria) foram os vencedores do concurso para o desenvolvimento de um complexo habitacional de 9 torres com 444 apartamentos, em Tartu, na Estónia. Numa área que compreendia cerca de 30.000 m² era requerido uma diversidade programática que compreendia apartamentos concebidos em torno do conceito de villa e cujo design privilegia-se um sofisticado sistema ecológico energético. A construção começaria em Janeiro de 2007.


CONCEITO
Os edificios estão organizados de uma forma simples e compacta. O lobby de entrada situa-se no centro do edifício compreendendo a escada de circulação central e um átrio elíptico. Os apartamentos estão organizados em torno deste acesso central e estão planificados em duas zonas. A área interna consiste numa zona de serviços que alberga o acesso aos apartamentos, armários, instalações sanitárias, e cozinha. Todos os elementos das infra-estruturas estão limitados a esta zona, permitindo assim reduzir custos com instalações e servindo também como barreira de som para o lobby. A segunda área funcional consiste na zona de lazer, orientada em função do sol e das vistas, uma zona ampla e flexível devido a ausência de restringimentos de ordem estrutural. No entanto é possível colocar paredes de carga leve de modo a personalizar o espaço, ou mesmo planos amovíveis. Esta zona de lazer é rodeada por um terraço contínuo em torno do edifício, cuja forma irregular define a volumetria peculiar do mesmo.


TIPOLOGIAS:
Devido à orientação do lote, conjunto de vistas e preocupações de insonorização foram desenvolvidos dois tipos de edifícios: os que se situam juntos ao rio, do tipo Villa, e os que confrontam a cidade, do tipo blocos citadinos. Estas duas tipologias são complementares na sua função, orientação e tipo de apartamentos. Juntos oferecem 444 diferentes tipos de apartamentos. Cada apartamento possui um terraço, sendo o equivalente a um jardim de uma moradia.
Seguem-se imagens do primeiro dos edifícios a estar concluído.



Sem comentários: