25 março, 2007

Projecto VIVA

O resultado de um acordo entre o Ministério da Habitação Espanhol, através do SEPES (Entidade Pública Empresarial do Solo) e os governos locais e regionais, possibilitou a formulação de um projecto que permite num futuro próximo a criação de 23000 habitações subsidiadas pelo estado Espanhol. Esta intenção do estado espanhol deverá servir de exemplo para a realidade portuguesa, pois o estado não se pode demitir da sua responsabilidade de garante de habitações em condições adequadas de higiene, salubridade, construtivas e espaciais. Assim, não só permite controlar de certo modo o mercado imobiliário através da introdução de um elevado número de oferta a preços mais acessíveis, boicotando muita da especulação mobiliária que teima em resistir, além de obrigar a um garante de qualidade de design e construtiva que variadas vezes o mercado privado não respeita, preocupado unicamente com o lucro fácil e imediato.
Embora muitas das vezes as boas intenções não saem do papel, no caso desta resolução do governo espanhol nasceu o concurso “Proyecto VIVA” que irá permitir numa primeira fase o concurso em 7 diferentes locais do país para um total de 5,688 habitações. Por ser um concurso aberto a todo o universo de arquitectos, evitando assim os compadrios e os concursos por convite que se tornam pratica cada vez mais corrente no nosso pais, irá permitir que os jovens profissionais do ramo possam ter uma oportunidade de participar de igual para igual, podendo em caso de vitória, ter a possibilidade de construir. Além disso, este concurso serve de plataforma para fomentar a discussão e a busca de soluções inovadoras, buscando novas perspectivas de abordar a temática da habitação. Embora não seja esta uma prática corrente no nosso pais, os resultados verificados noutros países demonstram o oportunismo e a necessidade destes concursos, sendo o exemplo Holandês o verdadeiro paradigma, do qual destaco a extensão da cidade de Amesterdão através do projecto urbano de Borneo Sporenburg, o qual se tornou verdadeiro laboratório de novas soluções arquitectónicas e urbanas e abriu portas a uma nova geração de arquitectos que de outro modo teriam dificuldades acrescidas em mostrar obra feita. Em Portugal por seu turno, as situações mais parecidas a nível de experimentação arquitectónica que encontramos (Vila Utopia, Bom Sucesso) são fruto da iniciativa privada que se socorre de arquitectos de créditos firmados para manter uma oferta de qualidade que vá ao encontro das classes mais abastadas através de condomínios privados, as quais embora possam ser oportunidades de exploração arquitectónica devido ao carácter excepcional da encomenda, nunca vão ao encontro de uma arquitectura social, acessível a todo o cidadão e que resolva os problemas que se colocam à sociedade e aos menos favorecidos.
Retomando o Projecto VIVA, é intenção dos seus promotores a criação de um espaço de reflexão sobre os diferentes modos de habitar frutos das novas necessidades que surgem devido ás mudanças no espectro familiar. Assim estão lançados os ingredientes para o surgimento de metodologias de projecto que levem à experimentação de novos designs urbanos e arquitectónicos.
A variedade dos sete projectos (Astúrias, Castilla la mancha, Galicia, Madrid (duas áreas designadas), Valência e Ceuta) permite o desenvolvimento de um leque variado de propostas, que terão responder a uma diversidade de problemas fruto das diferentes especificidades que os locais a concurso apresentam.
Os resultados finais já saíram a público, e aguardamos agora que os trabalhos comecem nos locais designados.
Aqui ficam algumas das propostas vencedoras.



Principado de Asturias
Mieres - Vasco Mayacina - 711 vivendas



Projecto: De Piedra Y Talla
Autores: Maria Torregrosa, Jorge Díez




Projecto: Vivazz
Autores: Brenardo Malatesta, David Rubio




Projecto: 16 Rotulas
Autores: b720 Arquitectura S.L.


Castilla - La Mancha
Guadalajara - Aguas Vivas - 2114 vivendas





Projecto: Jardín Ciudad
Autores: Luis Crespo, Inés Robles, José Martínez



Projecto: La Calle se Arruga
Autores: Juan Bermejo, Camila Rodríguez

Galicia
Carral - Os Capelos - 320 vivendas






Projecto: ELE
Autores: Jorge Tomás, Fernando López


Madrid
Navalcarnero - B. San Isidro - 1503 vivendas




Projecto: Cual Piuma al Vento
Autores: Cristina García, Carlos Suárez, Aida Flores, Cristina López




Projecto: C.I.R.P.A.C.`06
Autores: Geraldo Hernández, Mateo Calvo, Marcos Calvo


Valencia
Utiel - La Celadilla - 98 vivendas



Projecto: QBT-Ando
Autores: José Luis Fraga


Ceuta
Ceuta - Loma Colmenar - 839 vivendas






Projecto: Long and Winding Road
Autores: Sabtiago Gaya, José González, José Folguera, Alonso Balaguer




Projecto: PEGY 761
Autores: Laura Peretti, Stefano Ghiretti




Projecto: Vivienda Patrón
Autores: Elena Chevtchenko

Sem comentários: