24 março, 2007

M-House à venda






O protótipo experimental de habitação modular móvel, conhecido como M-House será colocado à venda através da casa de leilões Wright a 25 de Março do presente ano. O comprador deste único exemplar receberá a “casa” desmontada, com todas as peças empacotadas, podendo assim, numa lógica de “faça você mesmo”, montá-la no local que desejar. O preço base é de 200.000 dólares.

M- House, projecto da autoria do arquitecto Michael Jantzen, faz parte de uma estratégia de busca de soluções modulares e flexíveis para a habitação, que se denomina “relocatable M-vironments”. Estes “habitat móveis” caracterizam-se por uma larga variedade de componentes manipuláveis que podem ser aglutinados de diferentes modos a uma matriz de painéis modulares. Estas estruturas podem ser combinadas de diferentes modos de modo a responder a um leque variado de necessidades do habitar.
No caso da M-House, consiste de uma série de painéis rectangulares que se encontram interligados através de dobradiças a uma estrutura de rígida formada pelas arestas de 7 cubos. A colocação dos painéis nos diversos módulos cúbicos poderá verificar-se tanto horizontalmente como verticalmente. O sistema de dobradiças com que os painéis estão ligados a estrutura matriz permitem-lhes desempenhar diversas funções. Alguns dos painéis são herméticos e contém janelas e portas. Através deles pode-se criar zonas completamente isoladas que podem ser conter a temperatura tornando o espaço agradável à função de habitar. Os restantes painéis que não possuem estas características, são usados essencialmente como deflectores da luz, protecção contra a chuva e barreira de vento. A flexibilidade dos elementos que constituem este sistema permite que alguns dos painéis possam ser movimentados de modo a se transformarem em bancos, camas, mesas de trabalho ou espaços de refeições.
A plataforma na qual acenta a estrutura cúbica, encontra-se sobrelevada em relação ao terreno através de pernas ajustáveis em altura, permitindo que estas se moldem em relação ás diferentes variações do terreno.
Tos os elementos que constituem este sistema podem ser permutávies, assim como a sua combinação pode variar em número e dimensão. Os painéis poderão ser produzidos também com formas curvas e de diversos materiais permitindo uma maior diversidade de resultados e uma maior personalização da estrutura.
A M-House foi projectada de modo a funcionar como uma habitação temporária ou como um pavilhão expositivo.
Outra característica interessante deste projecto, e sem dúvida cada vez mais uma necessidade nos tempos em que vivemos, é a capacidade desta estrutura modular poder ser auto-suficiente em termos energéticos através da colocação de sistemas de captação solar e eólico.


Via: Wallpaper magazine

Sem comentários: