11 dezembro, 2007

«Personalizar a Habitação em série. Uma gramática discursiva para as casas da Malagueira de Siza»

''José Pinto Duarte vai apresentar o livro «Personalizar a Habitação em série. Uma gramática discursiva para as casas da Malagueira de Siza» a 13 de Dezembro.

Esta obra é uma tese do autor, agora editada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, defendida nos Estados Unidos. O livro tem prefácio do orientador da tese, William Mitchell.

A tese é sobre construir habitação em série e personalizá-la. «O objectivo é prover habitação de elevada qualidade a custos controlados.

Tradicionalmente, quando um arquitecto é confrontado com o problema de conceber um grande empreendimento, a solução é projectar um número limitado de tipologias e depois repeti-las com base em estudos de mercado.

O processo proposto ambiciona ultrapassar as limitações desta abordagem através do recurso às novas tecnologias para evitar o uso exaustivo de repetição para controlar o custo. A ideia é dotar a habitação em série de qualidades associadas a habitações concebidas individualmente».

Este processo é exemplificado com o projecto de Álvaro Siza Vieira para o Bairro da Malagueira, em Évora que permitiria voltar ao ‘espírito’ do programa do Serviço de Ambulatório de Apoio Local, de apoio à habitação lançado durante o I Governo provisório de Portugal.

A participação dos utilizadores no projecto e construção das suas habitações permitiria, como refere Siza Vieira, «o retomar de um processo participativo interrompido, por preconceito e por comodismo, após a curta experiência dos anos 70».''


13 Dezembro - 19h
«Personalizar a Habitação em Série» de José Pinto Duarte
Auditório da sede da Ordem dos Arquitectos
Travessa do Carvalho, 21-25

fonte: Ordem dos arquitectos


2 comentários:

barb michelen disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

sonia disse...

bom ano aos tres! joao e rodrigo desculpem la ser via blog mas nao podia deixar passar e se calhar ja ouviram/viram este hit, e que e mesmo verdade, a ribeira do porto e uma favela e tem macacos, dragons e killers! http://www.youtube.com/watch?v=0n-u0ta_NDk&eurl=http://cavaleiro-templario.blogspot.com/

jinhos e tudo de bom vanuit nederland!