Há imagem do já conhecido Hotel Puerta América em Madrid, no qual diversos arquitectos de renome, tais como Zaha Hadid, Arata Isozaki, Norman Foster…só para citar alguns, participaram nesta experiência na qual se propunha aos diversos intervenientes o desenvolvimento exclusivo de um piso desta unidade hoteleira, reflectindo assim, no seu interior, as diversas perspectivas e abordagens da arquitectura.
Pois bem, dentro de um espírito mais dinâmico, eventualmente, esta experiência foi levada além fronteiras com o patrocínio da Volkswagen, onde com um orçamento bastante mais limitado diversos designers tiveram a oportunidade de reformular os diversos quartos de uma unidade hoteleira. O Hotel Fox é exemplo como o design, nomeadamente o design gráfico têm um papel importante para desempenhar na arquitectura, porque somos consumidores de imagens, literalmente, já não nos basta as texturas, as cores e o brilho dos materiais e as suas diversas combinações e formas, é preciso a isso tudo juntar arte, desenho, criação, imagética! Fica a descrição e as imagens!
Uma pequena ressalva, os preços parecem ser bastante convidativos…por isso quem estiver a pensar visitar, ou renovar a experiência de conhecer Copenhaga aqui fica uma boa dica para a vossa estadia.
“São 61 os quartos onde se pode pernoitar, mas a escolha não é apenas feita pela comodidade ou pelo tipo de apetrechos disponíveis ou pelo grau de descanso que proporcionam. No Hotel Fox, cada um dos compartimentos habitualmente destinados ao repouso é um convite à descoberta, à apreciação de uma peça individual de arte, saída das mãos e da imaginação de 21 designers gráficos e ilustradores. A concepção do Hotel Fox teve uma singular origem: para o lançamento do seu novo Fox – automóvel direccionado principalmente para um público jovem – a Volkswagen preparou uma surpreendente campanha de marketing, o Projecto Fox. É neste projecto que se insere o Hotel Fox, uma unidade hoteleira situada em Copenhaga, na Dinamarca, propriedade do grupo Brochner. Foi atribuído a cada um dos diferentes artistas um quarto vazio e todo pintado de branco e, durante dois meses, esta única e rara colecção de criadores entregou-se à actividade inventiva da pintura e da colagem, ao mesmo tempo que se divertia, numa espécie de prolongamento workshop. O resultado é um espantoso depoimento do estado e da evolução da arte da ilustração contemporânea que se testemunha mal se entra no lobby, se visita o bar ou se saboreia o inovador menu do restaurante Fox Kitchen, concebido pelo grupo australiano Pandorosa.
Com paisagens suíças retiradas da história da Heidi; com personagens feéricas, provenientes dos contos infantis; com atmosferas futuristas ou com ambientes repletos de poemas e versos, a escolha do quarto torna-se difícil – seria preferível passar uma noite em cada um destes pequenos aconchegos coloridos. Mas algo é certo, qualquer que seja a opção que se seleccione: as histórias de embalar não faltarão, pelo menos as figuras ilustradas acompanharão o sono e povoarão os sonhos dos hóspedes do Hotel Fox.”
Pois bem, dentro de um espírito mais dinâmico, eventualmente, esta experiência foi levada além fronteiras com o patrocínio da Volkswagen, onde com um orçamento bastante mais limitado diversos designers tiveram a oportunidade de reformular os diversos quartos de uma unidade hoteleira. O Hotel Fox é exemplo como o design, nomeadamente o design gráfico têm um papel importante para desempenhar na arquitectura, porque somos consumidores de imagens, literalmente, já não nos basta as texturas, as cores e o brilho dos materiais e as suas diversas combinações e formas, é preciso a isso tudo juntar arte, desenho, criação, imagética! Fica a descrição e as imagens!
Uma pequena ressalva, os preços parecem ser bastante convidativos…por isso quem estiver a pensar visitar, ou renovar a experiência de conhecer Copenhaga aqui fica uma boa dica para a vossa estadia.
“São 61 os quartos onde se pode pernoitar, mas a escolha não é apenas feita pela comodidade ou pelo tipo de apetrechos disponíveis ou pelo grau de descanso que proporcionam. No Hotel Fox, cada um dos compartimentos habitualmente destinados ao repouso é um convite à descoberta, à apreciação de uma peça individual de arte, saída das mãos e da imaginação de 21 designers gráficos e ilustradores. A concepção do Hotel Fox teve uma singular origem: para o lançamento do seu novo Fox – automóvel direccionado principalmente para um público jovem – a Volkswagen preparou uma surpreendente campanha de marketing, o Projecto Fox. É neste projecto que se insere o Hotel Fox, uma unidade hoteleira situada em Copenhaga, na Dinamarca, propriedade do grupo Brochner. Foi atribuído a cada um dos diferentes artistas um quarto vazio e todo pintado de branco e, durante dois meses, esta única e rara colecção de criadores entregou-se à actividade inventiva da pintura e da colagem, ao mesmo tempo que se divertia, numa espécie de prolongamento workshop. O resultado é um espantoso depoimento do estado e da evolução da arte da ilustração contemporânea que se testemunha mal se entra no lobby, se visita o bar ou se saboreia o inovador menu do restaurante Fox Kitchen, concebido pelo grupo australiano Pandorosa.
Com paisagens suíças retiradas da história da Heidi; com personagens feéricas, provenientes dos contos infantis; com atmosferas futuristas ou com ambientes repletos de poemas e versos, a escolha do quarto torna-se difícil – seria preferível passar uma noite em cada um destes pequenos aconchegos coloridos. Mas algo é certo, qualquer que seja a opção que se seleccione: as histórias de embalar não faltarão, pelo menos as figuras ilustradas acompanharão o sono e povoarão os sonhos dos hóspedes do Hotel Fox.”
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