09 setembro, 2007

Siedlung Park

As características que tornam este conjunto habitacional objecto de referência neste blog estão relacionadas com premissas que no meu entender são marcadamente mediterrâneas, o carácter compacto do seu conjunto, os seus ritmos, a cor (gesto que tende a cair no esquecimento, continuando remanescente na arquitectura popular portuguesa), as ruas compactas e a relação dos vãos com os diferentes espaços públicos, assim como a diferente diversidade tipológica com o recurso aos pátios como forma eficaz de captar a luz.
Talvez a questão da pertinência geográfica se coloque, mas quando visitarem este projecto em pleno Verão, provavelmente esquecerão que estão num pais do bloco central da Europa… afinal as mudanças climáticas são uma realidade. Além de mais, a globalização dos costumes e das vivências torna a importação de modelos um factor de transversalidade da arquitectura.
Localizado dentro de uma nova área de expansão da cidade de Viena, o Siedlung Park é da autoria do atelier vienense Schwalm-Theiss & Gressenbauer, projecto concluído em 2006.
.

Sem comentários: