18 julho, 2007

Apartment High Rise Wienerberg, Vienna

A função: Habitação social num arranha-céus. A localização: na área sul de Viena, integrado numa nova área de expansão urbana. As especificações urbanas: as mencionadas no plano urbano, a exacta localização do lote e as suas dimensões, 16x40 metros por 106 metros de altura. O contexto envolvente: 3 arranha-céus de habitação.

Ponto de partida para o design: um bloco simples e monolítico com uma frente de 16 metros e uma forma compacta. As mais valias para os apartamentos são o sistema modular que permite variações nas plantas dos apartamentos e exponencial contacto do apartamento com o exterior através da permeabilidade das fachadas.
O tratamento da fachada, mais do que um gesto formal, é a expressão das intenções por detrás da sua utilização. Nos lados sul e oeste, um corredor de 1,8 metros de largo, que constitui uma zona de varandas, cria uma espécie de dupla fachada. Assim, esta layer que se coloca a frente da fachada estrutural (isolada termicamente) permite filtrar a luz e a radicação, permitindo assim abrir maiores envidraçados na fachada estrutural, pois cria uma espécie de zona de arrefecimento nos períodos de maior intensidade solar (Jardim de Inverno). Deste modo pode-se colocar as zonas de vivência social nas zonas sul e oeste.
A norte e a este as fachadas são caracterizadas por um aspecto negro, revestido a mosaicos pretos, que contrasta com o aspecto branco das fachadas opostas, criando assim dois momentos. Esta zona mais introvertida, com aberturas de menores dimensões, representa as zonas de descanso.

Inicio de construção: 2003
Conclusão: 2005
Atelier: Delugan Meissl Associated Architects

Sem comentários: