25 junho, 2007

Uchronia - planeta da criação

Uchronia é o sugestivo nome que define uma comunidade virtual de mentes criativas, fundada pelos belgas Jan Kriekels e Arne Quinze. A intenção deste espaço é criar uma plataforma onde pessoas de todas as áreas encontrem um espaço para expandir a sua criatividade, onde possam trocar ideias e projectos inovadores, um espaço de um contínuo fervilhar de audácia imaginativa. Mas a grande valia desta plataforma artística, é passar das palavras aos actos. Os Uchronianos comprometem-se a juntar esforços para poder realizar os projectos que juntos tem concebido. E o que aqui vos mostro é o culminar do primeiro vestígio físico da civilização Uchroniana.
Baseados numa nova visão sobre a sociedade, à qual denominam “economia criativa”, pretendem fazer a ponte entre o materialismo e o espiritualismo. Assim, aliando a satisfação de transformar a criatividade pessoal num objecto único, surgiu uma instalação gigantesca no Nevada, numa área denominada Black Rock desert. Esta escultura habitável, seria audácia a mais chamar-lhe peça de arquitectura, resulta de 150km de madeira, numa área de 60 por 30 metros e com uma altura de 15 metros.
Este espaço fruto da imaginação de indivíduos activistas demonstra o poder que todos temos por marcar a diferença e a habilidade para fazermos actos impressionantes. Esta mega estrutura inspira-me de todas as formas, pela sua materialidade, pela sugestão das suas formas esguias, orgânicas, pela leveza e pela transparência, pela forma como se deixa transformar pelo ambiente envolvente, pela luz, pela sombra, pelas pessoas que dentro dela ocupam o seu espaço residual para em conjunto festejarem o triunfo da essência humana.
Esta realização é um marco, uma referência na história, uma tentativa através de um acto criativo de mudar… e não haverá melhor forma de exorcizar os nossos pecados do que através do fogo. Burning man!
Aqui fica o preview do filme feito no local durante os dias em que durou este festival!
Deixem-se inspirar!
o

1 comentário:

girly thoughts disse...

Simplesmente FANTÁSTICO