16 outubro, 2007

> a não perder


Hoje cruzei-me com mais uma nova edição acerca da obra Álvaro Siza Vieira. Uma edição deste ano da editora nipónica ‘Toto’ onde para além dos já tão publicados projectos da carreira do arquitecto são acrescentados os seus mais recentes projectos:

Pavilhão Serpentine – Álvaro Siza com Eduardo Souto Moura (Londres, Reino Unido);
Equipamento Desportivo Ribera-Serrallo (Barcelona, Espanha);
Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre, Brasil)

Esta publicação é bilingue (japonês e Inglês) e para além de uma boa ilustração é também acompanhada de alguns esquiços e algumas peças desenhadas de boa leitura que em muito ajudam à compreensão dos diferentes projectos.

Dada a sua recente publicação estes livros são ainda de difícil aquisição quer em postos de venda quer na Internet. Fica aqui a minha sugestão e o
link respectivo da sua editora.

Betão Transparente

Muitas vezes, o que separa um projecto de arquitectura da banal ou do excêntrico prende-se com o tipo de materiais que se usam, os quais são o factor extra que fazem destacar uma determinada característica do edifício.
Assim, não podia deixar passar em claro esta pequena descoberta, pelo menos para mim, o betão transparente. Se quiserem saber mais sobre este material consultem o site oficial do fabricante:
http://www.litracon.hu/aboutus.php.
.